UM POUCO DE HISTORIA: Graduaçaos Capoeira

Originalmente, não havia graduaçãos na capoeira.

O próprio Mestre Bimba, somente quando considerava um aluno APTO, ou seja, realmente sabedor do que lhe fora ensinado, é que o considerava formado e, seguindo uma tradição, dava-lhe um lenço de seda azul que deveria ser usado amarrado ao pescoço sempre e somente quando o capoeirista ia para a roda jogar.

Atualmente, a graduação é usada para distinguir as várias fases do aprendizado do aluno, sendo que cada grupo ou associação adota o critério e as cores que mais lhe convierem seguindo suas preferências em fitas, cordéis, cordas, faixas ou lenços de seda em conformidade com o sistema de cores da Bandeira Nacional, das religiões Afro, do Candomblé, dos elementos da natureza (fauna, flora, etc.).

Hoje existem diferenças inclusive na nomeação da graduação. Onde alguns chamam de CORDA e alguns de CORDÃO.

mapa-cordas-graduaçao-arte-puraA Confederação Brasileira de Capoeira instituiu uma graduação oficial, que é seguida pela grande maioria dos grupos. Essa graduação é definida como mostra-se a foto da abaixo.

Existem muitos tipos de graduaçãos depedendo do estado, eu particulamente acho que as graduaçaos capoeira devian ser a nivel nacional seguindo as cores da bandeira nacional e segundo as regras da confederação brasileira, assim poderiamos ter uma capoeira mais unida e unica a nivel nacional.

Muitos capoeirista que por sinal praticam a capoeira ainda sim gera muita duvida quando vermos mestres e graduados de outros estados com o cordao diferente, isso ainda confundi muita gente, pois não estamos habituado com esse sistema de graduação e virce e versa.

cordas capoeira graduaçao capoeira santander

arte pura graduaçao capoeira santander

graduaçao-arte-pura-capoeira